Fonte: https://horacampinas.com.br/cotuca-volta-a-ocupar-predio-historico-na-rua-culto-a-ciencia/

 

Na próxima sexta-feira (4), o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp, voltará a ocupar sua sede própria, na Rua Culto à Ciência, em Campinas. A solenidade de retomada das atividades do Cotuca na sede está marcada para as 10h e já no dia 7 (segunda-feira) terá início o semestre letivo nas novas instalações. A reocupação do prédio histórico foi possível graças à parceria entre a Unicamp e a Campinas Decor, que cuidou das reformas da edificação.

O prédio projetado por Ramos de Azevedo no início do século 20 recebeu no ano passado a 25ª edição da Campinas Decor. O complexo do Edifício “Bento Quirino” foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e de 1967 a 2014 abrigou o colégio.

Trata-se uma grandiosa construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiro‑arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851‑1928), considerado responsável pela introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar à luz dos ideais de ensino republicanos.

 

O Cotuca vinha funcionando em imóvel alugado no bairro Taquaral desde agosto de 2014, devido à interdição do prédio por falta de condições de uso em fevereiro do mesmo ano, com breve interim das atividades no campus da Unicamp em Barão Geraldo.

A reinauguração do prédio com a finalidade educacional devolverá aos alunos que tem 23 salas de aula, 21 laboratórios de ensino, biblioteca, refeitório, áreas de convivência e administrativas.

“Estamos ansiosos para poder voltar a oferecer os 17 cursos técnicos e 4 especializações técnicas em nosso espaço – voltando com a unidade de ensino da Unicamp para a região central de Campinas”, afirma a diretora do Cotuca, Vanessa Petrilli Bavaresco. Segundo a diretora, a mobilização para a mudança teve início na primeira semana de janeiro.